Cabeçalho

domingo, 16 de novembro de 2025

Balanço do 68ºJOTA e 29ºJOTI

Passou mais um JOTA JOTI e chega a hora do DNR da FNA fazer um breve balanço da maior atividade mundial do EscOUtismo. Este continua a ser o maior momento no ano, a reunir todos os que querem conviver nesta fraternidade mundial, sempre com mais de 2 milhões de participantes.

Uma Promessa, Um Caminho, Uma Missão foi o melhor lema para este ano, pois toda esta mística está associada aos "Jovens Construtores do Mundo", lema escolhido pelo Corpo Nacional de Escutas. Foi um desafio para todos a fazerem-se ouvir pela sua voz e a construir pontes através das comunicações (pela rádio e na internet).

Mais uma vez a Fraternidade Nuno Álvares foi  a segunda associação portuguesa com o maior número de estações a participar no JOTA JOTI de 2025. Onde este ano também participou uma estação da Fraternal Escotista.


Pelas estações da FNA não só passaram escuteiros adultos, como também escouteiros das várias associações de Portugal. O bom exemplo foi a passagem da estação nacional (CR6FNA), pela região do Porto, mais precisamente no Parque Urbano da freguesia de Rio Tinto, no concelho de Gondomar, onde estiveram outras estações e onde participaram vários agrupamentos do CNE, grupos do AEP, Companhias das Guias de Portugal e a Fraternal Escotista. A atividade decorreu em acampamento tendo contado com a presença na abertura de campo de representantes oficiais (Junta de Freguesia e Câmara Municipal). A participação e o apoio dado pelo grupo de pais foi fundamental para o sucesso do acampamento, por onde passaram cerca de trezentos escOUteiros. A todos até ao próximo JOTA JOTI ou até ao próximo cruzar de antenas:
“Ontem, hoje e amanhã sempre em contacto”