Cabeçalho

Diploma "Caminhos de S. Nuno"




Na caminhada que a associação se propõe realizar a nível nacional com a temática da Família, o Departamento Nacional de Radioescutismo idealizou uma ação para todos os associados, núcleos e regiões. A implementação de um diploma e de uma caderneta de confirmação de presença de localização, que tem a finalidade de promover e divulgar um pouco do que foi a vida do nosso Patrono. O intuito é que todos os associados, núcleos e regiões sejam conhecedores e visitem os locais por onde São Nuno de Santa Maria tenha passado ao longo da sua vida. Fazendo também em simultâneo ativações usando o radioescutismo por estes diversos lugares de referência.

Da responsabilidade do Departamento Nacional de Radioescutismo da Fraternidade de Nuno Álvares, será assim constituído o Diploma dos "Caminhos de S. Nuno" e uma caderneta para a realização desta ação.

A participação neste diploma é aberta a toda a nossa associação (associados, núcleos, regiões e nacional) envolvendo obrigatoriamente os seus radioamadores e/ou outros radioamadores e SWL's, devidamente licenciados para o efeito. Assim, utilizando a radiofrequência em locais já definidos ou outros que se venham a identificar como tendo sido de referência na vida de São Nuno de Santa Maria, podemos divulgar e motivar mais gente a conhecer a vida e os locais por onde o nosso patrono passou. 
Para esta ativação pode ser utilizado qualquer modo ou banda, destinada ao serviço de radioamador, incluindo repetidores e modos digitais, respeitando toda a regulamentação em vigor, assim como boas práticas de ética e conduta.

O diploma é atribuído em três níveis:
         Nível 1:

                   Ativação confirmada de 4 referências diferentes.
         Nível 2:
                   Ativação confirmada de 8 referências diferentes.
         Nível 3:
                   Ativação 
confirmada de 12 referências diferentes.
O Award Manager do Diploma é o Departamento Nacional de Radioescutismo da (FNA) Fraternidade Nuno Álvares.
Para Obtenção do Diploma, caçadores e ativadores devem enviar para ao Award Manager um log em formato Excel detalhado com os seguintes dados: 
         1. Indicativo da Estação que solicita o diploma e dados do operador
         2. Indicativo da estação contactada
         3. Data e hora (UTC) de cada contacto
         4. Frequência
         5. Modo 
         6. RST Recebido
         7. Referência e nome do local ativado ou contactados efetuados, conforme o caso   e lista abaixo. 
Os Radioamadores e os núcleos que pretendam fazer qualquer ativação no âmbito deste diploma, devem dar conhecimento ao Award Manager com antecedência.
Cartões de QSL, não são obrigatórios, mas todos os que forem solicitados aos ativadores, devem ser respondidos em cumprimento da boa ética.

A caderneta dos Caminhos de S. Nuno (será muito semelhante a uma caderneta de peregrino), que vai estar através de cedência pela Direção Nacional a toda a associação (pelo valor de 3.00€). Nesta caderneta serão registados os locais de referência da vida de São Nuno de Santa Maria. Durante as visitas aos locais os associados, núcleos ou regiões para além de registarem na sua caderneta algumas das memórias vividas em cada local, data da visita, associados que participaram, radioamadores, etc, podem também solicitar um carimbo de uma autoridade do lugar, confirmando assim a presença da sua visita ao local de referência.


Para a obtenção do Diploma

Award Manager:
Fraternidade de Nuno Álvares
Departamento Nacional de Radioescutismo
Rua das Chagas, 8
1200-107 Lisboa - Portugal
e-mail cr6fna@gmail.com

Códigos das Referências a ativar:
DCSN-001 Convento do Carmo (Lisboa)
DCSN-002 Igreja de Santo Condestável (Campo de Ourique – Lisboa)
DCSN-003 Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha)
DCSN-004 1ª Posição Portuguesa na Batalha de Aljubarrota (Batalha)
DCSN-005 Campo da Batalha de Aljubarrota (S. Jorge – Batalha)
DCSN-006 Batalha dos Atoleiros (Fronteira – Portalegre)
DCSN-007 Mosteiro de Flor da Rosa (Crato)
DCSN-008 Castelo de Ourém (Ourém)
DCSN-009 Estátua de S. Nuno (Cernache do Bonjardim)
DCSN-010 Palácio Ducal de Vila Viçosa (Vila Viçosa - Évora)
DCSN-011 Santuário de Nossa Srª da Conceição (Vila Viçosa - Évora)
DCSN-012 Igreja Nossa Senhora do Socorro (Quinta de S. Nuno - Camarate)

Atualizado em 01/11/2019