Cabeçalho

sexta-feira, 27 de março de 2020

JOTI Edição Especial

Hoje, a população mundial atravessa momentos difíceis, enfrentamos desafios que muitos não conheciam nem estavam habituados, nas nossas comunidades devido à disseminação da doença por coronavírus (COVID-19). Muitos sectores da economia, escolas e universidades fecharam as portas, as atividades dos escOUteiros das mais diversas associações mundiais também se encontram suspensas.

É muito importante que todos fiquem em segurança e acatem as directrizes nacionais de cada país, ficando em casa e mantendo o isolamento, cumprindo os procedimentos que estão a ser largamente difundidos, evitando a socialização, os espaços públicos com aglomerados populacionais, lavando as mãos com regularidade e seguindo outras boas práticas de higiene.
Mas, ficar seguro não significa que nos isolemos em nós mesmo e não nos possamos divertir, vivendo o escOUtismo em partilha e comunhão e quiça fazer até novos amigos!
Por todos estes motivos a WSOM lançou um desafio a todos os escOUteiros do mundo, realizar uma edição especial do JOTI (Jamboree On The Internet). A comunicação utilizando as Tecnologias de Informática e Comunicação, são espaço seguro, que permitem sociabilizar com todo o mundo, numa época em que muitos de nós estamos em casa, impossibilitados de nos reunimos nas nossas sedes, realizar atividades de campo ou até estarmos em comunhão numa Eucaristia. Também se pretende com esta edição especial do JOTI, seja preparatória de um melhor Jamboree (JOTA-JOTI), que se realiza todos os anos no terceiro fim-de-semana de outubro.

Durante este JOTI que se vai realizar no próximo fim-de-semana de 3 a 5 de abril, a WSOM lança uma série de atividades que vão poder ser consultadas na sua página de internacional (https://www.jotajoti.info/). Nós escuteiros adultos da Fraternidade de Nuno Álvares não vamos ficar alheios a esta grande atividade que está a ser preparada e vamos marcar presença, demonstrando a força dos escuteiros adultos da FNA nesta edição especial do JOTI. Pretendemos conviver, partilhar experiências e tornar este mundo um pouco mais brilhante utilizando aplicações e as comunicações da internet a partir de nossa casa durante este período desafiador, numa altura que mais precisamos de todos nós.

Somos adultos e escuteiros resilientes e sempre preparados para renovar o nosso COMPROMISSO; assim, juntos, vamos transformar esse momento desafiador numa grande oportunidade, para nos ligarmos com milhões de escOUteiros ao redor do mundo  num espaço seguro para todos.

Parte do texto adaptado de https://www.jotajoti.info/joti-special-edition-2020