Cabeçalho

quarta-feira, 17 de abril de 2019

VIII Acarádio


No passado mês de março realizou-se o VIII Acarádio, no Seminário do Verbo Divino, na Freguesia de Tortosendo, na recente Região da Guarda, da nossa associação de escuteiros adultos (Fraternidade de Nuno Álvares).
Estiveram a participar nesta atividade nacional de radioescutismo durante os dois dias de atividade (16 e 17), diversas associações de escuteiros. O Corpo Nacional de Escutas com a sua Direção Regional da Guarda e com vários agrupamentos da Região representados (Teixoso, Tortosendo e Fundão), dos escuteiros adultos da Fraternidade de Nuno Álvares a presença da Direção Regional da Guarda e elementos de todos os Núcleos desta Região (Covilhã, Teixoso, Fundão, Tortosendo e Guarda), elementos de outras Regiões da nossa associação (Lisboa, Porto e Setúbal), participação de elementos de vários Núcleos ainda sem Região, caso de Condeixa e de Marinha Grande, pela Direção Nacional da Fraternidade de Nuno Álvares, as representações dos chefes de Departamento de Ambiente, de Proteção Civil e Radioescutismo.


Foram várias as entidades locais que participaram e colaboraram nesta atividade nacional dos escuteiros adultos, o Seminário do Verbo Divino, que acolheu e concedeu as suas instalações para a realização, a Junta de Freguesia do Tortosendo, o Centro e Campo Escutista da Gardunha, pelo Agrupamento do Corpo Nacional de Escutas de Fundão, que gentilmente concedeu das instalações para as refeições de todos os participantes e o Seminário do Fundão que acolheu para pernoitar todos os participantes que vieram dos diversos pontos do país. 

Este VIII Acarádio não teve exclusivamente temáticas relacionadas com as comunicações e o radioescutismo, tentou-se também nesta edição envolver de uma forma mais abrangente algumas das pertinências que muitas vezes envolvem e devem estar sempre presentes nas atividades de escuteiros, relacionadas com o meio ambiente e algumas das medidas que previamente devem ser acauteladas ao nível de proteção e segurança, especialmente em ambiente de montanha que em determinadas situações pode ser mais adverso para as atividades dos escuteiros. Esta envolvência temática também se deve pela proximidade geográfica ao local em que se desenrolou este VIII Acarádio - a Serra da Estrela.


Assim, para enriquecer as experiências vividas em ambientes de montanha, dar testemunho e partilhar alguns dos seus conhecimentos estive na qualidade de palestrante o representante do MeteoEstrela (Alfredo Calado), para abordar o tempo e o clima de montanha, tendo evidenciado algumas das particularidades do ambiente de montanha. O dirigente do Corpo Nacional de Escutas do Agrupamento de São Nuno, Francisco Pereira, para falar das suas experiências de vida de várias décadas em atividades de montanha com grupos de escuteiros de diversas faixas etárias. O Chefe de Departamento Nacional de Proteção da Fraternidade de Nuno Álvares também apresentou algumas das orientações que estão a ser estudadas, na área da segurança para as atividades dos escuteiros adultos, assim como a estrutura que se está a criar a nível nacional com representantes deste Departamento a nível local.
Também a nível Regional foi passado o testemunho das atividades de ambiente que estão há vários anos a ser desenvolvidas pelos Núcleos locais da Fraternidade de Nuno Álvares, tanto na Serra da Estrela como na Serra da Gardunha. Atividades que tem notabilizado estes Núcleos na Região e demonstrado o serviço em prol da sociedade e do meio ambiente.
Uma equipa do Grupo Especial de Bombeiros da Serra da Estrela da Autoridade Nacional de Proteção Civil, chefiada por Pedro Figueiredo, que para além das informação passada nas medidas que se deve ter nas atividades de montanha, em especial na Serra da Estrela, a equipa montou uma série de equipamentos para o resgate e salvamento.


Tendo todos os escuteiros que participaram no VIII Acarádio tido a oportunidade de verificar como é a atuação em situações de salvamento e resgate em montanha deste Grupo Especial de Bombeiros.


Foram efetuados simulacros de situações reais de salvamento e resgate pelo que os escuteiros tiveram também oportunidade de participar nestas práticas.

Pela primeira vez nesta edição do Acarádio contamos com uma presença de uma empresa comercial, a InforBatista, que mostrou diversos materiais e utensílios para as atividades em montanha, para além dos equipamentos de rádio comunicações.

O Acarádio é sempre também um momento de convívio e confraternização entre escuteiros e a sociedade presente.

Pelo que foi realizado um grande almoço oferecido a todos os participantes desta atividade nacional, no Seminário do Verbo Divino no Tortosendo.

Ainda durante a tarde do dia 16 foi realizada uma palesta sobre as atividades de comunicações em montanha, também conhecida como SOTA (Summits On The Air).

Este é um tipo de atividade em montanha que tem tido nos últimos anos uma enorme adesão por parte de escuteiros radioamadores e amantes da natureza, porque permite juntar o hobby do radioamadorismo e o meio ambiente. Foi montada uma estação de radioamadorismo que usualmente é usada para fazer este tipo de atividade de rádio em montanha.



Foi ainda realizada uma palestra de rádiocomunicações com recurso à utilização desatélites, que foi bastante apreciada por todos os presentes, por Frederico Gaiaz. Um radioamador local que tem realizado alguns projetos com alunos da região, tendo em 2018 realizado um contacto com a Estação Espacial Orbital, onde colocou alunos a realizar perguntas em directo com um astronauta que estava na altura naquela estação. Ficou a ideia de os escuteiros da região no futuro realizarem uma atividade também de contacto directo com a Estação Espacial Orbital.



Durante o VIII Acarádio a estação especial da Fraternidade de Nuno Álvares (CR6FNA) esteve ativa e vários escuteiros tiveram oportunidade de realizar os seus primeiros contactos via rádio e desta forma enviar as suas mensagens.




No dia 17 durante a manhã foi ainda realizada uma atividade de SOTA na Serra da Gardunha, onde estiveram a participar vários elementos do CNE e da FNA.

A eucaristia da atividade foi realizada na Igreja Matriz de Tortosendo, Igreja de Nossa Senhotra de Oliveira. O Pe. Icho Moruk Luro foi o ministro da eucaristia sendo este pároco também elemento do Núcleo de Tortosendo e associado dos escuteiros adultos da Fraternidade de Nuno Álvares.

Neste ano que a nossa associação escolheu o temática da família para celebrar a união entre escuteiros adultos, ficou bem marcada a envolvência dos Departamentos Nacionais também trabalhando em cooperação neste VIII Acarádio.

É através da partilha e trabalhando em conjunto que se constrói uma associação mais comprometida... mais atuante... mais capaz de servir...