Cabeçalho

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

O JOTA JOTI de 2015 já está em marcha (58th Jamboree On The Air / 58e Jamboree Sur les Ondes 19th Jamboree On The Internet / 19e Jamboree Sur L’Internet) já há tema "The Earth is Yours" e o logo mundial também já foi escolhido.


Como nasceu o JOTA

O JOTA (Jamboree On The Air) ou Jamboree no Ar, como é denominado em português, teve origem em 1957, em Sutton Park, no centro de Inglaterra. Numa atividade, comemorava-se o centenário do nascimento de Baden-Powell e o Jubileu do Escutismo, onde participaram 35.000 escuteiros, provenientes de 62 países. Nesta atividade foi instalada uma estação rádio de onda curta, a GB3SP operada por Leslie Mitchell, hoje consagrado como o fundador do JOTA, e que funcionou durante o JIM (nome designado a este grande acampamento, formado pelas iniciais de Jamboree, Indaba e Rover-Moot).
A atividade foi tão animada que depois da GB3SP contactar com outras estações de Rádio EscOUteiros espalhados um pouco por todo o mundo, verificou-se, que para além do "Jamboree" que se realizava em Sutton Park, outro magnifico encontro estava a acontecer utilizando a radiofrequência - tornando-se um autentico "Jamboree no Ar".

A semente estava lançada e a 10 e 11 de Maio de 1958 realizou-se o 1º Jamboree no Ar, atividade a nível mundial em que milhares de escOUteiros de todo o mundo comunicavam através de estações de radioamadorismo. O êxito do JOTA foi tal que passou a ser realizado anualmente durante o 3º fim de semana do mês de outubro, desde as 00h00 de sábado até às 24h00 de domingo (hora local), num total de 48 horas. 

A atividade do JOTA implicou sempre o apoio de radioamadores e a utilização das suas estações, tornando-se muitas vezes um objetivo difícil de alcançar. Mas, a popularidade desta atividade escOUtista sempre teve boa colaboração dos radioamadores. É uma ocasião para comunicar com outros escOUteiros, trocar mensagens, ideias e experiências.

O JOTA tem uma página oficial, no Bureau Mundial, em http://jotajoti.info/