Cabeçalho

sábado, 31 de março de 2012

ACARADIO 2012



Foi assim o nosso ACARADIO!


(Exemplar do catão de QSL e agradecimento)

Apesar de a informação meteorológica para o fim-de-semana prometer mau tempo, à hora marcada do dia 14 de Abril de 2012, começaram a chegar ao CEO - Centro Escutista do Oeste em Salir, S.Martinho do Porto, os 18 participantes inscritos no ACARÁDIO 2012.
Depois de apresentadas as boas-vindas pelo CT1MH, António Cardoso e efectuada a creditação dos participantes, iniciou-se a tarefa de montagem de antenas e equipamento.
Entre várias chuvadas, e algumas mudanças estratégicas de local, lá colocamos a antena Delta-loop entre 1 mastro e 2 pinheiros.
Não foi tarefa fácil!
O que restou da manhã, que se esgotava rapidamente, foi preenchido com testes aos equipamentos para que tudo estivesse afinado e preparado para o que se seguia.
A tarde iniciou-se com uma brilhante apresentação sobre SOTA- Summits on the Air, pelo nosso Irmão Fraterno Manuel Marques, CT1BWW. Esta apresentação despertou muito interesse nos presentes, todos eles apaixonados pela natureza e pelo radioamadorismo, surgindo de imediato uns candidatos a botar mochila às costas com os equipamentos e a trepar as serras….
Depois de um curto intervalo, foi a vez de Paulo Santos, CT1EWA, efectuar a sua apresentação sobre comunicações digitais de amador no modo PSK.
Graças ao interesse despertado pela palestra sobre SOTA do Manuel Marques, CT1BWW, este voltou de novo ao seu tema, expondo uma coleção de KIT’s de rádios e acessórios para QRP (equipamentos de emissão em baixa potência) normalmente utilizados nas actividades SOTA, assim como alguns dos equipamentos e acessórios  que utiliza, muitos deles por si estudados e construídos. 
Um entusiasmo contagiante alastrou a todos os presentes com estes equipamentos e kits, uma maravilha para os amantes desta modalidade de rádio.
Chegou a hora da celebração eucarística.
Após uma pausa, reunimo-nos na Capela de campo aos membros dos departamentos de Ambiente e Radioescutismo do CNE, que se encontravam também em campo.
Com a alma aquecida pela celebração, presidida pelo Assistente Nacional do CNE, era o momento ideal para aquecer o corpo com o jantar, porque o frio era muito!
Durante a refeição, fomos acompanhados por vários responsáveis do CNE nomeadamente o Chefe Nacional e alguns Chefes de Departamentos, o que foi para nós muito agradável.
A noite foi longa, iniciando-se com a reunião prevista para discussão do tema “JOTA”.
Esclarecidas várias dúvidas, foi traçada uma linha de orientação para o futuro.
-O departamento radioescutismo passa a organizar o JOTA para a Fraternidade, tratando de todos os trâmites junto das entidades oficiais.
-O ACARADIO passa a ser uma atividade de carácter fixo anual no terceiro fim-de-semana de Abril coincidindo com o CQWS, (CQ, World Scout).
Alguns Fraternos radioamadores, mostravam entretanto interesse em fazer contactos via rádio e de imediato a estação de rádio montada em campo, foi-lhes disponibilizada para efectuarem alguns contactos com outros radioamadores espalhados pelo mundo.
Já a noite ia longa, quando nos começamos a render ao sono.
Domingo, 07H00 da “matina”, há sempre “um galo a cantar”!..
Lá começou o “chilrear” dos rádios a dar os seus primeiros sinais!
Passada a manhã, estava na hora de embalar a “trouxa” e colocar a mochila às costas.
Antes de partirmos, como não podia deixar de ser, com a presença do Staff de campo do CEO, efetuaram-se os agradecimentos da praxe e trocamos lembranças.
Sabendo que entre Escuteiros não se agradece, não podemos no entanto de o deixar de fazer a todos quantos contribuíram para a realização desta atividade, seja com a sua presença, visita, ou de qualquer outra forma.
Um agradecimento muito especial, aos dois irmãos Escuteiros dirigentes do CNE, CT2JYN Flávio e CT2 JTO Marco, e ao núcleo de Santa Catarina, são normalmente nossos companheiros destas atividades.
Fica o desejo de nos voltarmos a encontrar, como se diz na gíria radioamadorística:

Até um próximo “cruzar de antenas”!