Cabeçalho

sábado, 19 de janeiro de 2019

Workshop de DMR

O Digital Mobile Rádio ou simplesmente também conhecido por DMR é um padrão para comunicações de voz digital publicado pelo Instituto Europeu de Normas de Telecomunicações (ETSI) e que ao contrário de todos os outros, permite 2 conversas de voz simultâneas utilizando um único repetidor, é como ter 2 repetidores numa mesma caixa (mais informação em https://dmr-portugal.org/?page_id=21).

Os modos digitais nas comunicações são cada vez mais populares e utilização destes modos nas bandas de amador não fogem à regra. A utilização do DMR permite através de um simples rádio portátil fazer comunicações para todo o mundo, sendo possível estar interligado a mais de 1600 outros repetidores DMR em todo o mundo.
A FNA através do seu Departamento Nacional de Radioescutismo reconhecendo a potencialidade deste tipo de comunicação convidou o radioamador Jorge Santos (CT1JIB) para realizar um workshop na operação de equipamentos DMR, que se realizou no dia 19 de janeiro em Lisboa (na sede nacional). Assistiram a este workshop associados da FNA, elementos do CNE, o workshop foi ainda transmitido em modo de vídeo conferência para alguns interessados e associados da FNA da Região de Braga.
Bem haja ao Jorge Santos pela amabilidade dispensada.