Cabeçalho

sábado, 1 de setembro de 2018

Radioamadores da FNA na atividade mundial dos Faróis – ILLW International Lighthouse and Lightship Weekend


O International Lighthouse and Lightship Weekend de 2018 foi a vigésima primeira edição desta
atividade mundial que contou com a presença de seis faróis portugueses nesta atividade, entre os mais de 400 faróis inscritos e a participar por todo o mundo.
Os escuteiros adultos da Fraternidade de Nuno Álvares, através dos seus radioamadores nunca deixam passar este evento sem participarem de forma bastante ativa. 
Este ano o Departamento Nacional de Radioescutismo conjuntamente com os radioamadores da nossa associação abraçaram um desafio mais complexo que foi participar nesta atividade mundial a partir do Farol do Arquipélago das Berlengas. As Berlengas são uma reserva natural com acesso por mar a partir de Peniche.

No passado dia 18 de Agosto (sábado) juntaram-se em Peniche cinco radioamadores da FNA oriundos de várias partes do nosso país (representando várias regiões da nossa associação; Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal). Tomaram o único transporte de barco para o Arquipélago das Berlengas. 
Foram dois dias de intenso convívio e atividade, os radioamadores da FNA usaram o indicativo da estação nacional da nossa associação a CR6FNA, através das comunicações realizadas deram mais uma vez a conhecer a Fraternidade de Nuno Álvares e a localização deste farol tão importante da costa ocidental de Portugal continental em diversos países e também em comunicação com outros faróis a nível nacional.
A atividade contou com a colaboração e apoio da Direção Geral de Faróis (Marinha Portuguesa) e Instituto Conservação da Natureza e Florestas.