Cabeçalho

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Falar com a estação internacional espacial durante o Jamboree no Ar

Para os radioamadores não é impossível fácil falar com a estação espacial internacional (ISS), utilizando a radiofrequência, mas obriga a uma série de conhecimentos e técnicas que não são dominadas por todos.
Existem também vários constrangimentos para se estabelecer este tipo de contacto, pesquisando no site da NASA, encontra-se facilmente informação sobre este assunto, mas as condições para as comunicações nem sempre são as melhores e os astronautas nem sempre estão disponíveis às chamadas.
Aliás existe um período do dia aconselhado para se estabelecer o contacto com os astronautas, essa informação está também patente no site da NASA.

Perante estes fatores o DNR aconselha que pelo menos se faça uma observação da passagem da ISS, durante o Jamboree no Ar, sem qualquer tipo de equipamento, ou seja é possível ver a passagem da estação a "olho nu". Poderá ser uma atividade interessante junto dos escOUteiros e à velocidade que a mesma passa nunca dura mais de 4 ou 5 minutos.

Para isso o DNR divulga o site onde se pode colocar as condições de localização (País e cidade) para se fazer essa observação. Caso haja dificuldade ponham as questões que nós explicamos.

Site da NASA para visualizar a ISS

http://spotthestation.nasa.gov/sightings/#.Vh0hi1KEUbA