Cabeçalho

sábado, 6 de setembro de 2008

Estação CT7JRL no ACAREG/Jamboree'08 CNE Leiria





O Núcleo da Marinha Grande, participou no ACAREG/Jamboree '08 do CNE da região de Leiria, que decorreu de 02 a 10 de Agosto de 2008.
A ideia da participação foi, fazer a divulgação do radioescutismo na região, e sensibilizar os participantes, para o uso das energias alternativas.
Esta iniciativa, foi combinada e posta em marcha em conjunto dos três ACAREG’s a decorrer em simultâneo. Leiria, Setúbal e Évora/Beja.
Para isso foi montada uma estação de radioamador, com o indicativo especial CT7JRL.A estação era alimentada por um grupo de baterias, recarregadas por dois paneis solares, e um gerador eólico.
A estação foi instalada numa cabana de madeira e canas, construída para o efeito pelos elementos do Núcleo.
Foi grande a adesão dos Escuteiros á iniciativa, as visitas foram constantes. Uns não tinham ideia nenhuma sobre o assunto, outros já conhecedores e “clientes habituais…” era vê-los/las a deitar “faladura” para o ar….. O problema era quando o contacto com a outra estação não era em Português !!!
Houve quem falasse, com outros Escuteiros, com familiares sem fazer conta com tal, surpresa total. Aiiiiii mas é o meu tio, dizia a Eunice a dada altura, ao falar com um senhor do outro lado da antena.
Depois vieram os contactos com o CT7JRB, estação montada no ACAREG de Évora/Beja. Onde o nosso colega e irmão Escuta Chefe Ricardo Maio, tinha montado a sua estação. Foi grande o entusiasmo, muitos os contactos feitos, e acima de tudo divulgamos uma actividade diferente com uma componente muito interessante, “Energias alternativas”.
Infelizmente os contactos com o ACAREG de Setúbal, foram quase impossíveis. As condições não o permitiram. Pena porque teria sido ainda maior, todo esta ocupação…
Obrigado a todos os que de alguma forma ajudaram a colocar em marcha esta iniciativa. Desde o Chefe do Departamento de rádioescutismo, que junto das entidades oficiais nos tratou da obtenção dos indicativos especiais, ao Chefe de Campo, e Chefias em geral pela aceitação e todo o apoio dado. E claro, principalmente aos nossos Escuteiros e Escuteiras, que com a sua presença nas estações deram brilho, cor e voz aos contactos.
A todos, uma forte canhota.
Espero contactar convosco via rádio ou pessoalmente no próximo JOTA a 18 e 19 de Outubro 2008
Cuco Alegre
CT7JRL


Nota:
Para qualquer esclarecimento, não hesites em me contactar.

António Cardoso
CT1MH
917211373
ac@marigran.pt